Amigos,
Nesta quinta (19/03/09) no Studio 5 tive o privilégio de participar da palestra do Autor de livros sobre Finanças pessoais Gustavo Cerbasi, que deu um show naquela noite! Trata-se do evento mensal promovido pelo CIEAM chamado "Encontro com Notáveis".
Pra quem não sabe, Gustavo é autor dos Best Sellers: "Dinheiro, os segredos de quem tem", "Casais inteligentes enriquecem juntos" entre outros e nos contou um pouco de sua trajetória e como chegou aos 30 anos a uma conta bancária de 1 milhão de reais.
Privilégio maior ainda, tive por participar ao final da palestra de um painel de discussão com o Gustavo, com minha amiga consultora Elaine Jinkins e com uma engenheira convidada, cujo nome agora não me recordo agora, onde pudemos aprofundar o tema e ainda trazendo algumas situações para nossa realidade.
Bom, pra não deixar vocês sem saber as pérolas que colhemos no evento. Vou divulgar uns toques que o autor nos deu:
O Brasil não é um país pobre como se pensa, nem os brasileiros, na verdade nós brasileiros é que pagamos muito caro por tudo que consumimos: roupas, alimentação, educação e tantos outros.
Um dos itens que mais gastamos em nosso orçamento é com juros embutidos em tudo que parcelamos, principalmente nos financiamentos da casa própria, do carro, da escola ou faculdade. Após concluído o pagamento de uma casa, somando as parcelas percebemos que pagamos 3 casas, o mesmo ocorre com o carro, ao final do financiamento pagamos 2 ou até 3 carros. Portanto, devemos pensar e pesquisar muito bem, quando adquirir um financiamento.
Principais erros que cometemos:
1 - Desprezo a pequenos valores (se anotarmos os pequenos gastos do dia-a-dia, no final do mês veremos que gastamos muito dinheiro);
2 - Desprezo a uma boa negociação (pechinchamos pouco);
3 - Não saber aonde quer chegar (não fazemos planos de médio e longo prazo); e
4 - Baixa percepção financeira (não nos interessamos pelo assunto e não compreendemos como funciona a economia).
Segundo Cerbasi, existem alguns Ingredientes essenciais para a riqueza:
1 - Tempo (quanto mais tempo para trabalhar o dinheiro, maior o rendimento);
2 - Juros Compostos (o famoso juros sobre juros);
3 - Decisões Inteligentes (pra isso precisamos entender o sistema econômico);
4 - Dinheiro (traduzindo: poupar sempre para formar um capital para investir).
o mais interessante da palestra é que ele não é focado em dinheiro, e sim em qualidade de vida. O Autor diz que devemos ter dinheiro para proporcionar saúde, dignidade e momentos felizes. vejam essa frase: "Persiga seus sonhos, o dinheiro virá atrás"
Por final, ele nos deixou algumas reflexões:
Por que você Trabalha?
Dinheiro não é felicidade nem objetivo
Cuide do mais importante.
Visite o site do Gustavo Cerbasi. : www.maisdinheiro.com.br
Nenhum comentário:
Postar um comentário
Gostou? Faça um comentário!