Amigos, em minhas turmas de Kaizen sempre abro um pequeno espaço para falar sobre finanças pessoais, por que entendo que para que possamos crescer (em todos os planos de nossas vidas) precisamos ter base financeira para investir nessas melhorias.
Vejo que a crise internacional que vem aos poucos se instalando no nosso cotidiano, vem fazendo as pessoas procurarem se informar sobre como administrar nossos recursos, resistir às tentações de consumo e, até, poupar parte do dinheirinho apertado que recebemos. O Fantástico apresentou um quadro semanal, que achei fantástico (desculpem o trocadilho), mostrando uma família (família Amorim) que tem o perfil padrão brasileiro, aprendendo e se esforçando para controlar as despesas e colocando em prática algumas técnicas de uso inteligente do dinheiro. E o mais interessante da matéri a é que a responsabilidade pelas mudanças foi confiada à uma jovem adolescente
(que era a mais consumista da turma) e esta menina deu um show.
Queridos, querendo ou não nós vivemos num mundo com regime capitalista, onde o dinheiro é que proporciona a qualidade de vida das pessoas. No passado, se quiséssemos algo para nosso conforto ou consumo, tínhamos que fabricar (artesanalmente) ou trocar por um artefato fabricado por nós mesmos. Hoje temos o dinheiro que é gerado pelo trabalho e trocado por qualquer bem ou serviço que queiramos.
Essa aparente facilidade, nos apronta várias armadilhas que fazem com que tenhamos dívidas e mais dívidas.
A solução é aprender a lidar com o dinheiro, sem preconceitos ou falsa humildade. Se puder até participar de cursos de gestão financeira, que aliás finalmente começam a ser procurados.
Para contribuir com esta nova moda, estarei postando algumas dicas de gestão financeira pessoal, aqui no blog, e é claro, quem quiser contribuir com dicas é só enviar pro meu email que postarei em seguida. E claro, darei o crédito ao autor.
Um grande abraço
Adilson Barroso
Nenhum comentário:
Postar um comentário
Gostou? Faça um comentário!