sábado, 3 de abril de 2010

Alfabetização financeira - Parte I

Amigos,  
Conforme prometi, vou postar uma série de matérias sobre independência Financeira, conforme o tempo me permitir.
 
Vou tentar resumir o roteiro das matérias que pretendo postar:
Independência Financeira
=
Gastar menos do que ganha
+
poupar a sobra
X
investir com retorno financeiro

 Fase 1 – Gastar menos do que ganha
Após ter tomado a decisão de conquistar sua independência financeira, a primeira coisa a fazer é um orçamento mensal para ajudar a tomar decisões quanto a administração da renda.  Uma das regras mais básicas da administração financeira pessoal é: “Não gastar mais do que se ganha”.
  Aqui cabem algumas reflexões:
 * O que ganho não dá nem até o final do mês. Na verdade nossas ambições, vaidades e descontroles financeiros nos levam a gastar tudo o que temos e o que vamos ganhar nos meses futuros. Portanto, é necessário fazer uma análise e definir e o que é realmente importante, dentro da renda disponível;
* Mesmo que sobre algo, é tão pouco que não dá pra nada. O valor a poupar, não importa, o importante é começar a poupar e ter disciplina para manter os depósitos e se entusiasmar com o crescimento contínuo do capital.  Nunca chegaremos a um milhão se não juntarmos o primeiro real.
* Quanto mais eu ganho mais tenho despesas. Se você tem família pra sustentar, não adianta fazer uma restruturação financeira sozinho, tem que envolver a todos, inclusive as crianças, mostrando que se mantiverem os gastos sob controle num futuro breve será possível ter uma renda melhor e, aí sim, ter maior poder de compra e viver melhor.
  O orçamento nada mais é do que listar as despesas que serão realizadas  durante o mês. O desafio é pagar todas as despesas importantes e ainda sobrar algo para ser investido.

E o que é importante? Cada pessoa ou família tem realidades diferentes, alguns já tem casa própria outros não, outros tem filhos outros não. Então, faça uma previsão de gastos numa lista de despesas dentro da sua renda.
  Planeje as despesas básicas mensais, não esqueça de prever lazer nas despesas, por que se você se privar do que gosta, fatalmente irá abandonar o plano.
   Corte o supérfluo: cabe a família junta refletir sobre o que é básico o que é supérfluo.
  Após levantar seus gastos o próximo passo é fazer o orçamento “Render”, e para “esticar” o salário podemos lançar mão de alguns recursos, abaixo descritos:
  Lembrando que devemos nos libertar de alguns preconceitos, em função de um objetivo maior no futuro.

Reduzir os custos dos gastos básicosPesquisar preços antes de comprar, substituir produtos por alternativos, comprar item do de maior consumo no atacado (arroz, feijão, sabonete, papel higiênico, etc), valer-se de descontos para estudantes, associados, etc. unificar datas de pagamento de contas para 1 dia após o pagamento de salário, regulagem adequada dos equipamentos elétricos (geladeira, ar condicionado, computador, micro-ondas, ferro de passar, maquina de lavar roupa etc. trocar lâmpadas incandescentes por fluorescentes.

 Utilizar o recursos de terceiros e públicos   Optar por lazer público (praia, museu, exposições, etc), aproveitar descontos por pagamento antecipado ou no prazo, utilizar vantagens oferecidas por cartões, clubes, associações que você tenha vínculo.

Racionalizar os recursos  Deixar o carro na garagem sempre que possível, adotar a carona solidária, consertar vazamentos de água, desligar aparelhos elétricos quando não utilizados,
 

Aumentar a renda
Empenhar-se no trabalho, sempre que possível fazer horas extras, aproveitar incentivos oferecidos pela empresa (caso haja), participar de treinamentos custeados pela empresa, busque um negócio informal para realizar nas horas vagas.

Nesse momento a tarefa parece impossível, mas tenha disciplina e entenda que daqui a pouco tempo o quadro deve reverter.
 
Na próxima matéria abordaremos Poupança X Investimentos

Se você acho esta matéria interessante ou quer contribuir com sua opinião, clique no link abaixo “adicionar um comentário” indicando seu email para que eu possa responder aos questionamentos.

Um grande abraço e sucesso.
Adilson Barroso

Nenhum comentário:

Postar um comentário

Gostou? Faça um comentário!

Pesquisa personalizada