Esta ferramenta, amplamente usada hoje em dia nas empresas, tras grandes benefícios com relação à qualidade dos produtos, na redução de custos do processo, acertividade nos investimentos no processo de fabricação.
Em meus treinamentos, costumo contar aos meus alunos quantos amigos tenho que eram excelentes profissionais, bem preparados, bastante experiêntes e disputados pelas empresas do PIM (Polo Industrial de Manaus). Eram muito valiosos para as empresas pelo simples fato de serem ótimos "resolvedores de problema". Sabiam como ninguém utilizar as ferramentas da qualidade para: identificar os problemas, investigar causas reais, planejar ações corretivas, monitorar os indicadores e implementar ações preventivas de forma que os problemas que foram alvo destes estudos, jamais voltassem a ocorrer. princípios básicos do PDCA/MASP (Metodologia de Análise e Solução de Problemas).
Porém, é interessante que muitos deles, em suas vidas pessoais não eram tão eficázes em resolver seus proprios problemas. alguns tem problemas financeiros, de relacionamento, de qualidade de vida, de moradia, de vícios e etc.
O que posso concluir com isso é que os profissionais não associam as ferramentas da qualidade, criadas para solução de problemas, à problemas "domésticos".
o que é totalmente errado. Da mesma forma como uma empresa tem problemas e precisa resolvê-los com o máximo de eficiência, com o menor custo e no menor tempo, em nossa vida privada, temos as mesmas necessidades.
o processo de solução de problemas é o mesmo, seja um problema profissional, seja um problema pessoal.
Escrevo este post para enfatizar a todos que não limitem seus conhecimentos profissionais apenas a problemas do trabalho, usem também em seus próprios benefícios.
Sucesso à todos!
Parabéns pelo Blog. Importante para disseminação de informações, troca de idéias e networking.
ResponderExcluirLeuza Medeiros
Sinapsy Consultoria
ola sou o erivaldo da philco do curso detempos e metodos gostaria que me informe mais a respeito do curso de palestrante que voce comentou comigo
ResponderExcluir