quinta-feira, 29 de abril de 2010

O Desafio da Motivação

     O que nos tira da cama todas as manhãs?  O que nos impulsiona a enfrentar o trânsito caótico das nossas cidades, aproveitando este tempo para, mentalmente, já ir planejando dia de trabalho?  O que nos faz, mesmo nas horas fora do trabalho, buscar soluções para os problemas da nossa atividade na empresa?
     Bem,  estes não são só os questionamentos que nos fazemos, cada vez mais as empresas também estão se questionando.  Como Motivar as pessoas? O que oferecer em troca por suas competências? Como garantir a permanência de bons funcionários, contribuindo com o crescimento da empresa? 
     Hoje as empresas estão se desdobrando para achar a fórmula desta equação, que é única para cada empresa, pois, cada empresa tem uma realidade diferente.  A margem de lucro das empresas tem um limite para absorver crescimento de despesas; Cada colaborador tem necessidades e expectativas diferentes.
     Pelo lado do Colaborador também deve existir um fator de auto-motivação, além dos benefícios concedidos pela empresa.  É preciso entender que não cabe somente à empresa o ônus de manter o colaborador em "estado de graça".
     O colaborador deve observar o esforço da empresa em ir além da lei trabalhista, as oportunidades de crescimento, as oportunidades de ganho de conhecimento, as inter-relações, e buscar de forma expontânia, novos conhecimentos, novas habilidades, nova postura profissional, bem como, intensificar o seu network (rede de contatos).
     Portanto amigos, motivação e auto-motivação são peças que funcionam juntas, e trazem sinergia, ou seja, o resultado separado é pequeno, porém, o resultado combinado de ambos os fatores é enorme.

Pense nisto.

Adilson Barroso

Um comentário:

  1. Parabéns Chefe!!! Por isso que eu me espiro em você... Que Deus lhe der mais e mais sabedoria...!!!

    ResponderExcluir

Gostou? Faça um comentário!

Pesquisa personalizada