quinta-feira, 24 de fevereiro de 2011

O poder do Kaizen

     Todos nós temos nossas fraquezas e pequenas inconveniências que inúmeras vezes prometemos resolver com disciplina e aplicação. Aquela dieta que sempre começa na segunda-feira; A malhação para perder peso e ganhar qualidade de vida; Aquele curso tão importante para a carreira profissional; Parar de beber ou fumar para melhorar a saúde entre tantas outras coisas que temos que fazer ou mudar a conduta para obtermos um benefício merecido e que nunca acontece.
     E por que até hoje estes planos ainda não se concretizaram? A resposta é simples, por que são mudanças grandes, às vezes mudanças radicais frente à “normalidade” de nossa vida.
     A “Filosofia” do Kaizen (Melhoria Contínua), amplamente utilizada no dia-a-dia das indústrias modernas, traz a resposta para estas e outras muitas questões.      Aparentemente, “implantar” uma metodologia empregada na gestão de empresas é uma tarefa muito complexa, que requer grande conhecimento técnico, uma boa soma de recursos financeiros para financiá-la  e não parece ter nada a ver com os problemas da vida de uma pessoa comum.
     Porém, a verdade é que o Kaizen tem princípios tão simples que é perfeitamente possível se aplicá-lo em qualquer aspecto de nossa vida: profissional, pessoal, amorosa, religiosa etc.

Os princípios do Kaizen são:
Ø  Nada é tão bom que não pode ser melhorado;
Ø  Sempre é possível aplicar melhorias pequenas, com nenhum ou pouquíssimo investimento;
Ø  Nenhum dia deve passar sem que ocorra algum melhoramento;
Ø  Reduzir os desperdícios é uma forma simples de melhoria sem investimento que trás ganhos
de imediato;

Ø  Aplicação de técnicas que impeçam o retrocesso à situação anterior;
Ø  Após a apuração dos ganhos da melhoria, buscar novas formas de melhorar;

     Nas próximas semanas estarei postando uma série de dicas de Kaizen, demonstrando como podemos fazer pequenas melhorias em nossa vida sem grandes esforços e investimentos. 

Até breve...

Nenhum comentário:

Postar um comentário

Gostou? Faça um comentário!

Pesquisa personalizada