sábado, 3 de abril de 2010

Prós e contras do cartão de crédito

Amigos,
Gostaria de debater com vocês à respeito desta ferramenta mau compreendida que arrasa as finaças de muitos, mas pode ser uma grande aliada no controle e organização de nossas finanças.
A principal característica do cartão de crédito é ser um crédito pré-aprovado disponível sem burocracia para ser usado a qualquer momento.  O pagamento se dá uma vez por mês em data fixa.  Algumas lojas permitem o parcelamento da compra inclusos juros ao preço. e é aí que começam os problemas, por que quem não tem controle sobre seu orçamento mensal, normalmente, usa o crédito sem ter como pagar, uma vez que seu salário já esta comprometido com seus gastos mensais.
quando chega a hora de pagar o cartão é que elas percebem que não tem dinheiro suficiente para pagar, e naturalmente, pagam só o mínimo da fatura.
Quando fazem isto, o cartão passa a cobrar juros altos sobre a parte que não foi paga,e se a pessoa repete todos os meses o mesmo procedimento, essa dívida fica enorme.
Então qual o segredo para utilizar certo o cartão de crédito.
Use o cartão somente se você tiver certeza que no fim do mês tem dinheiro para pagar a fatura integral. Não considere que o cartão é um crédito para emergências, para estes casos tenha uma poupança.
Abaixo vão algumas dicas para tirar maior proveito com cartão de crédito:
  • É possivel acumular despesas do dia-a-dia (previstas no orçamento) para desembolso numa única data.
  • Alguns cartões oferecem beneficios conforme o uso, como: milhagens para troca por passagens aéreas, descontos em promoções, sorteios, brindes, seguros etc. voce pode aproveitar esses benefícios gastando o mesmo.
  • Se você tem dinheiro para pagar um produto ou serviço à vista, compre com cartão (se a loja não cobrar juros, o que é raro!) e aplique o dinheiro. pague a fatura e fique com o rendimento.
Temos que saber utilizar esta ferramenta a nosso favor!
Adilson Barroso

Nenhum comentário:

Postar um comentário

Gostou? Faça um comentário!

Pesquisa personalizada