No combate às dívidas, temos 2 principais frentes de batalha: A redução de despesas e o aumento de receita (ou renda).
Dicas para Redução de Despesas;
· Verifique em sua casa fontes de desperdício, como: vazamentos de água, de gás, geladeira com a porta entreaberta;
· Corrija hábitos de não apagar lâmpadas ao sair de um ambiente, demorar no chuveiro, ter duas televisões ligadas ao mesmo tempo no mesmo canal, lavar o carro e calçadas com mangueira entre outros.
· Programe o lazer com a família definindo quanto pode ser gasto por mês, utilize mais os espaços públicos, como: praças, museus, parques, centros culturais etc.
Compare agora o quanto você ganha com o quanto você precisa para viver (sem considerar pagamento de dividas, supérfluos ou luxos).
Dicas para eliminar as dívidas:
· Faça um orçamento mensal e defina em que o seu dinheiro deve ser gasto todos os meses, eliminando os supérfluos;
· Elimine todas as formas de crédito disponíveis, como: cartões de crédito, crédito pré-aprovado, cheque especial etc. (pelo menos até a sua recuperação financeira);
· Ajuste o orçamento para utilizar pelo menos 20% dele para o pagamento contínuo das dívidas;
· Negocie com os maiores credores uma forma de reduzir o custo da dívida, em troca da priorização do pagamento da mesma (ou seja, pague primeiro quem lhe der maiores descontos);
· Seja pontual com o pagamento das dívidas renegociadas, evitando assim o acréscimo de mais juros e multas;
O aumento de renda é um processo mais lento, porém imprescindível, uma vez que entendo que as pessoas devem sempre buscar uma melhoria de vida. E assim, conforme aumentam sua renda, podem naturalmente aumentarem suas despesas.